quinta-feira, 6 de agosto de 2009






Toda semana, as terças feiras era dia de aulas de Educação Física para as alunas do Colégio Santa Tereza. As 15:30 hs pontualmente estavam na quadra da escola as garotas do Crato nos anos 70. Ao término da disciplina, era hora de voltar para casa, mas um grupinho ia ficando e jogando uma bolinha para descontrair. Isso virou costume e foi aos poucos tendo uma pequena platéia que aguardava o futebol das meninas. Fãs dos jogos da quadra Bicentenária resolveram colocar o seu time em campo. O técnico Erasmo foi escolhido e este selecionou o time : Lindomar, Tereza Patrício, Edna, Fátima, Catarina, Regina, Marilac e Edilma. Os treinos eram freqüentes e foi formado o primeiro time de futebol feminino do Crato e da região do Cariri. As freiras não gostaram muito da idéia audaciosa das meninas e os treinos passaram a ser na quadra da igrejinha de São Francisco. Afinal meninas naquela época não deveriam por as pernas de fora e a farda da escola era saia de preguinhas presas na cintura, blusa de mangas, sapatos pretos e meias brancas. Shortinhos bem comportados só dentro dos muros do colégio. Qual era o problema exibir um belo par de pernas para os suspiros dos meninos do Diocesano? E fomos a luta, sem pudores ultrapassados e cheias de energia. Os treinos seguiram meses até o dia da esperada estréia das garotas do Crato. Shortinhos brancos, camisas nas cores, vermelho preto e branco, meias até altura do joelho e os famosos congas pretos. Tudo pronto! As arquibancadas lotadas de amigos, familiares, curiosos e amantes do esporte. O time adversário era o reserva para a primeira exibição neste estilo. Quando entramos em campo, aplausos, assobios e bravos se ouviam no ar. Se tinha algum namorado por lá, agüentou firme até o final da partida. A bola rolou e as meninas graciosas corriam sem perder a elegância e a graça. Catarina era a nossa goleira e pegava todas as bolas garantindo a nossa vitória, Tereza Patrício foi chamada peito de aço, pois matava todas as bolas. Edilma, ponto-esquerda, Fátima a artilheira, Marilac centroavante, Lindomar e Edna faziam a defesa. De vez em quando uma paradinha de Lindomar Para ajeitar os cabelos. E o time foi um sucesso num placar de 6x1.


A foto histórica foi clicada por Satisfeito e o time seguiu por um bom termo arrebentando os corações dos torcedores do Votoran e os suspiros dos rapazes.
Ficou a saudade de uma época de ouro em que tudo tinha um sabor sem igual. Saudade das amigas que a tanto tempo não encontro. Saudade dos olhares de admiração e censura de uma pequena cidade do interior. Mas que aqui revive as lembranças daquelas meninas que orgulhosamente exibiram o seu belo par de pernas com graça elegância e talento.

Edilma Rocha