sexta-feira, 12 de junho de 2009

Andamento da Restauração




Foto da Tela Intitulada:

Professor Valente

Foco de denúncias de revistas e jornais por seu estado de conservação. Hoje totalmente restaurada.


Parte dos trabalhados já restaurados.




Os trabalhos de restauração das telas a òleo pertencentes ao Museu de Arte Vicente Leite, foram iniciadas em janeiro deste ano. O primeiro procedimento foi fazer um levantamento minuncioso de todos os danos e extragos neles existentes. Com o passar do tempo e a falta de limpeza especifica, se acumularam camadas de poeira, fuligem de asfalto, e residuos causados por insetos, respingos de tinta latex, além de um grave resecamento de calor e marcas de goteiras. Estes dois últimos, responsáveis por um processo de deteriorização, marcado por rachaduras na superficie da tinta em cinco estagios diferentes, denominado craquelê, que chegam a desprender-se da tela. Alguns apresentavam furos e rasgos na lona, como tambem decomposição do tecido. Os suportes de madeira com perfurações causadas por pregos e parafusos importunos, como tambem desgastes por cupins e um variado tipo de insetos residentes . As molduras, muitas sem conserto até pela má qualidade e as classicas pintadas grosseiramente com tinta latex na côr branca. Os trabalhos a òleo perfazem um total de cinquenta e oito peças, nas dimensões que variam de 25X30 à 195X130.
A execução da restauração começa pela madeira, reentelação, limpeza profunda, preenchimento com pigmentação da gelatina e por último verniz de proteção. Tendo a salientar que em momento algum pode-se modificar o trabalho do artista, em cor, desenho, técnica e procedimentos empregados. Para isso é necessário um estudo de detalhes passo à passo, com toda a cautela para ter uma finalização exatamente igual à pintura original. Em seguida recuperação da moldura, encaixe, proteção, suporte e finalmente, o laudo técnico com documentação anexada.
Em seis meses de trabalho, boa parte das telas já se encontram recuperadas, mais ainda tenho muito trabalho pela frente, que pretendo finalizar até o final do ano.
Este valioso acervo voltará ao nosso Museu de Arte Vicente Leite em breve, num predio com todas as condições exigidas em espaço, iluminação, segurança, para agradar a todos os amantes das artes plásticas.

Foto - Retirantes do Nordeste 195X130
Autor - Sinhá D ámora
pertencente ao acervo do Museu de Arte Vicente Leite